InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Can bus WJ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lagartooliveira

MensagemAssunto: Can bus WJ   Qui Fev 19, 2015 2:26 am

Boa noite,

Por acaso já alguém andou a "escutar" os dados da rede CAN do Jeep?

Já estive a ver uma coisas mas o tempo não dá para tudo.

Como já não tenho o radio de origem quero aproveitar os comandos do volante para comandar as relações da caixa de velocidade (meter a caixa semi automática) e também comandar o computador de bordo feito por mim.
Que regista temperatura de várias posições da cabeça do motor, temperatura oleo da caixa, temperatura oleo da direcção, pressão do turbo, mudança da caixa atual, sensores de parque, consumo, nível de oleo da caixa, nível de oleo do motor, medição da temperatura da água antes e depois do radiador para ver se está ou não a arrefecer, medir pressão do sistema de refrigeração, temperatura do gasoleo na bomba.

Com funções de alerta:
Perda de pressão de oleo do motor
Perda de pressão da caixa
Alerta de súbita alteração de temperatura
Aviso de potencial problema na caixa (mede e compara com tabela da marca as pressões em função da relação actual em real-time)
Aviso de súbita alteração da pressão do sistema de refrigeração em função da temperatura e rpm
Aviso de ruído estranho no compartimento do motor

Outras funções:
Gestão da caixa com mais eficácia conforme o tipo de condução escolhida [desportiva, urbana, autoestrada ou economico]

Gostaria também de arranjar um tablet com radio para substituir o meu autográfico e fazer uma aplicação para meter lá tudo, alguém conhece algum que caiba no sítio do autoradio?

Gostava de ouvir as vossas opiniões, se me esqueci de alguma função interessante...

Para mim se tiver um sistema assim no meu WJ é um descanso porque deixo todos as preocupações de lado e passo a curtir o Jeep.

1 abraço
veneno
Moderador

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Qui Fev 19, 2015 7:31 pm

já vi isso feito num a gasolina o sistema can é igual e a caixa sequencial fica um mimo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
contacto:918583256

lagartooliveira

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Qui Fev 19, 2015 10:16 pm

Logo que tenha tempo, vou fazer uma coisa dessas...

Mestre Oliveira
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | +351 960 088 426 |  [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Caso necessitem de:
  Ler erros,
  Reprogramar chaves,
  Detectar e reparar erros na caixa de velocidades ou motor do seu jeep,
  Desligar Air bag ou luz do airbag/abs,
  Realizar uma analise na sua viatura,

Tenho DBRIII (máquina de diagnóstico da Jeep), instalações e equipamento na zona centro (Aveiro) para ajudar a resolver problemas apenas da marca Jeep que outros não resolvem.
Caso necessite apenas de aconselhamento para adquirir uma viatura ou ajudar a resolver um problema com o seu mecânico, ligue!
Com serviço no local onde estiver a viatura (no caso de imobilização ou incompatibilidade horária do proprietário).

Entrem p.f. em contacto via e-mail, site ou telefone.
bruno504

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Qua Fev 25, 2015 2:55 pm

Amigo lagartooliveira, isso é uma boa ideia. Conheço quem fez, e ainda esta em fase conclusão essa alteração do rádio 2din para tablet nexus500 e frame a condizer mas num VW S3 4x4 turbo. Dá imenso trabalho posso dizer mas fica lindo, mas no CAN não é fácil decifrar sem ajuda técnica (que até agora não se conseguiu), mas por enquanto já faz ligação Bluetooth com o mini OBD2 e com software gráfico já se consegue alguns manómetros extra e informações disponibilizadas pelo modulo de gestão do motor. Mas fica realmente bonito ainda para mais quando alterou a mascara toda do android para a cor e tipo de letra usado no display central do próprio VW, trabalhoso mas simplesmente magnifico. A Frame plástico envolve o tablet disfarçando-o na consola central e é facilmente removível porque a mascara é fixada por iman's e é so puxar.

No WJ com softw DIGIMOTO +OBD2-BT consegue-se alguma informação do modulo de gestão do motor mas não toda e não acede a mais modulo nenhum do jeep.

Atualmente c/ Jeep Grand Cherokee Limited 3.1 TD de fev./2000 que comprei com 125.000KM e já levou: corrente e 2 carretos na Cx. Transferências; bomba de água + correia; rélas nas cabeças todas, que implicou meter juntas das cabeças; amortecedor da direção; elevador vidro tras. Preciso mudar/reparar: vedantes da bomba injetora; caixa de direção mudar vedante de baixo; reservatório agua do limpa-vidros que tem fuga. Tem agora 145.000km. (Antes: Consumo 14L/100 cidade; 12L/100 estrada) Com REPRO de 180CV e em cidade faz 12L/100Km. Gasta 1L óleo/1000KM maioritariamente pelo turbo e fuga dos retentores de trás do motor/caixa veloc. Com bypass ao cooler do óleo desde à 2 anos pra cá!
lagartooliveira

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Qui Fev 26, 2015 10:05 am

Olá Bruno,

Eu também vi algumas coisas parecidas na net em relação ao tablet, poix da trabalho, mas fica porreiro...

Em relação à electrónica e ligação ao can bus do Jeep não é problema, afinal é a minha área, só meti este post para o caso de alguém já ter andado a ver isso, para não fazer trabalho duplicado.
Afinal vou "perder" talvez uma semana só a obter e a descodificar dados...

1 abraço

Mestre Oliveira
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | +351 960 088 426 |  [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Caso necessitem de:
  Ler erros,
  Reprogramar chaves,
  Detectar e reparar erros na caixa de velocidades ou motor do seu jeep,
  Desligar Air bag ou luz do airbag/abs,
  Realizar uma analise na sua viatura,

Tenho DBRIII (máquina de diagnóstico da Jeep), instalações e equipamento na zona centro (Aveiro) para ajudar a resolver problemas apenas da marca Jeep que outros não resolvem.
Caso necessite apenas de aconselhamento para adquirir uma viatura ou ajudar a resolver um problema com o seu mecânico, ligue!
Com serviço no local onde estiver a viatura (no caso de imobilização ou incompatibilidade horária do proprietário).

Entrem p.f. em contacto via e-mail, site ou telefone.
Dr_Lion

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Ter Mar 17, 2015 3:11 pm

Nunca fiz nada, até porque não tenho jipe, já estive a ponderar comprar um, já pus em stand by, e neste momento em stand by está.

Mas algo que me passou pela cabeça que podia ser engraçado era saber como funciona o sistema de bloqueio das "caixas" quadra-drive que supostamente travam as rodas em falso. Não sei se este bloqueio das rodas é feito de forma eletrónica ou outra, mas se fosse gerido eletronicamente, talvez fosse possível controlar externamente o bloqueio que se quer em cada roda, em cada momento.
oliveiramestre

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Ter Mar 17, 2015 9:55 pm

Boas,

Neste caso é feito por enercia e não tem qualquer controlo nem monitorização possível a não ser ir buscar os quatro valores do abs, trabalhar um pouco os dados e fazer um display a indicar que rodas estão bloqueadas.

Mas eléctrico ou electrónico não existe nada.

Mas ai está algo que poderei adicionar ao projecto.

1 abraço
Dr_Lion

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Qua Mar 18, 2015 10:58 am

Talvez me poss ter explicado mal, ou talvez tenha confundido alguma coisa do que li, pois não ponho de parte alguma informação trocada que exista na internet.

Quando eu falei em bloqueio não era o bloqueio na própria caixa (que nem sei se existe ou não), mas eu lembro-me de ter visto algo sobre um limitador de escorregamento em que era acionado o travão de cada roda independente, caso a roda estivesse no ar, ou seja a rodar sem atrito fazendo com que a outra roda do mesmo eixo que estava no chão não se movesse.

Mas confirmo que não tenho a certeza se isto realmente funciona assim ou se é fruto de alguma confusão..
oliveiramestre

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   Qua Mar 18, 2015 1:54 pm

A técnica é mesmo essa, carregar no travão e acelerar para bloquear as rodas sem contacto.

nao existe nada no jeep que faca isso automatico
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Can bus WJ   

Can bus WJ
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Mecânica e Homemade (Geral) :: Electricidade & Electrónica-
Ir para: