InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Esquema para montagem de 2º Bateria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Wolfman
Admin
avatar

Mensagens : 845
Data de inscrição : 28/11/2012
Localização : Povoa Santa Iria

MensagemAssunto: Esquema para montagem de 2º Bateria   Ter Dez 11, 2012 2:00 pm

Esquema simples para montagem de uma segunda bateria


_________________
CumprimenTTos
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://jeepzone.ativoforum.com
Zorba1960
Admin
avatar

Mensagens : 167
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 57
Localização : Mem Martins

MensagemAssunto: Re: Esquema para montagem de 2º Bateria   Ter Dez 11, 2012 2:06 pm


_________________
Bons JEEPanços

Zorba1960
Voltar ao Topo Ir em baixo
Facelobo

avatar

Mensagens : 66
Data de inscrição : 30/11/2012
Localização : Odivelas

MensagemAssunto: Re: Esquema para montagem de 2º Bateria   Seg Dez 17, 2012 3:15 pm

Bem que dava jeito

_________________
Be Happy Smile BE JEEPER
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ed.Sousa

avatar

Mensagens : 610
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 49
Localização : Mafra

MensagemAssunto: Re: Esquema para montagem de 2º Bateria   Seg Dez 17, 2012 8:49 pm

Até não esta mau , mas vejamos , quando ligas a ignição é que atraca o rele ficando ligado até desligares a chave ,suponha-mos se descarregares a bateria suplementar , durante a noite em Marocos ao ligares a chave a carga da bateria boa vai passar para a descarregada enquanto esperas que aqueça a resistência (diesel) quando fores por a arrancar não sei se vai pegar ......
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/pages/Eds-Garage/159113184192088?ref=hl
lagartooliveira

avatar

Mensagens : 196
Data de inscrição : 04/12/2014
Idade : 39
Localização : Aveiro

MensagemAssunto: Re: Esquema para montagem de 2º Bateria   Qui Fev 19, 2015 1:54 am

Boas,

Para baterias adicionais numa viatura ou reboque usa-se um esquema simples e funcional sem rele.

Puxa-se dois "bons" cabos provenientes da bateria principal até ao local da segunda bateria.
Usa-se um fusível de 100 amperes por exemplo (tem que se calcular conforme as necessidades)
Em série, usa-se um diodo de potência para que a energia passe num só sentido (é um componente electrónico que comparando é uma válvula anti-retorno) com sentido para a bateria ou baterias secundárias.

Existem vantagens e desvantagens.

Vantagens:
Esquema sem consumo de comando ou controlo
Automático (carrega a bateria secundária automaticamente)
Caso se ligue a bateria secundária não tem qualquer problema porque tem protecção ( no caso de a tirar e meter várias vezes)


Desvantagens:

é tão automático de carrega a bateria secundária até esgotar a primária (mau porque se pode ficar a pé)
Caso a bateria secundária estiver completamente descarregada, a primária passará 50% da sua carga para a secundária (é mesmo só 50%)


Um circuito melhor com diodo,

É usar um diodo, fusível e rele

Diodo para passar e não voltar para trás
Fusível para proteger
Rele para deixar carregar a secundária apenas quando o motor está ligado (melhor opção para não ficar a pé)

Ainda melhor,
É fazer um microprocessador para gerir isso tudo, é simples de se programar e ajuda bastante.

Poderia-se pensar da seguinte forma.
Quando o motor será a trabalhar, carrega a segunda bateria
Quando o motor está parado, carrega na mesma mas apenas até 60% da bateria principal! após isso desliga a principal e emite um sinal sonoro de 2 em 2 minutos
Quando a bateria secundária estiver com carga inferior a 60% mas superior a 30%, emite sinal sonoro de 30 em 30 segundos
Quando a bateria secundária estiver com carga inferior a 30%, liga a primária e começa a carregar a secundária e liga o motor (medindo sempre a temperatura do motor e pressão de oleo) caso exista problemas, temperatura superior a um valor ou falta de pressão de oleo, desliga o motor e manda sms ao condutor Smile

Tudo depende do que se quer fazer, mas tudo isso é muito simples de se fazer.
Se alguém necessitar de uma coisa dessas posso ajudar a fazer ou mesmo ensinar.

1 abraço

_________________
Cump.,




Mestre Oliveira
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | +351 960 088 426 |  [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Caso necessitem de:
  Ler erros,
  Reprogramar chaves,
  Detectar e reparar erros na caixa de velocidades ou motor do seu jeep,
  Desligar Air bag ou luz do airbag/abs,
  Realizar uma analise na sua viatura,

Tenho DBRIII (máquina de diagnóstico da Jeep), instalações e equipamento na zona centro (Aveiro) para ajudar a resolver problemas apenas da marca Jeep que outros não resolvem.
Caso necessite apenas de aconselhamento para adquirir uma viatura ou ajudar a resolver um problema com o seu mecânico, ligue!
Com serviço no local onde estiver a viatura (no caso de imobilização ou incompatibilidade horária do proprietário).

Entrem p.f. em contacto via e-mail, site ou telefone.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Esquema para montagem de 2º Bateria   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Esquema para montagem de 2º Bateria
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Mecânica e Homemade (Geral) :: Electricidade & Electrónica-
Ir para: