InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
slpinto

MensagemAssunto: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Ter Abr 02, 2013 7:15 pm

Amigos

A ventoinha electrica do radiador não funciona...

Pode ser a ventoinha avariada mas segundo consegui saber e ate tirar um vídeo do youthube fiquei a saber que retirando a óptica (frente) do lado esquerdo (virado de frente para a viatura ) existe um relé da ventoinha pelo que não sera muito difícil ligar a ventoinha directa para ver se está boa ou é do relé...com mais tempo até ao fim desta semana vou ver se consigo resolver este problema ou pelo menos chegar à xconclusão do que está avariado.

Vou limpar também muito bem os contactos do rele e do encaixe pode ser sujidade..

depois dou notícias

Nota se alguem conhcer ou já tiver passado por esta situação agradeço dicas as quais s~so sempre bem vindas

Bons Jipanços pessoal (quem me dera ter a máquina em condições para poder acompanhar-vos nuns passeios assim mais Soft's

Abraços

Slpinto
Wolfman
Admin

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Ter Abr 02, 2013 8:38 pm

Curioso, tinha ideia que a ventoinha de refrigeração dos wj era visco-estatica? pelo menos a minha é scratch

Ed.Sousa

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Ter Abr 02, 2013 9:01 pm

Tem mais uma ventoinha no interior que funciona com o AC ligado ou quando a temperatura sobe acima dos 100º

O rele não é convencional e um electrónico (placa) que esta neste sitio e tem uma etiqueta azul .

slpinto

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Qua Out 16, 2013 10:18 am

Boas Amigos da ventoinha elétrica não é.....

Ligada diretamente funciona muito bem e sem qualquer ruido pelo que está 5*****

Vou ter de ver se é do rele debaixo do farol esquerdo ou se é o relé na caixa de fusíveis dentro do cofre do motor..

Depois digo Alguma coisa aqui ao pessoal

Abraços

slpinto
Ed.Sousa

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Qua Out 16, 2013 11:35 am

Acho que só tens o rele debaixo do farol .no video esta do lado esquerdo , de frente para o jeep, porque é a gasolina .

Ainda não percebi ,porque dizes que não funciona, isso só trabalha quando passa dos 100º ou se tiveres o ac a funcionar , mas testa como diz no video .

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

slpinto

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Qui Out 17, 2013 11:16 am

Obrigado pela dica

Quando ele andava a aquecer à Bruta nunca consegui dar pela ventoinha a trabalhar... e com o ar condicionado seja em que posição estiver também nem pia!!

Se calhar é o relé na sucata porque ligada directamente á bateria funciona 5 ****

Vou tentar testar com alguem que tenha um relé destes ou então tentar comprar um usado..

Abraço

slpinto
Ed.Sousa

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Sab Out 19, 2013 10:11 am

Se entenderes o esquema eléctrico do video, podes substituir por um rele convencional que aguente os amp. da ventoinha .

slpinto

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Sab Out 19, 2013 12:33 pm

Amigo Ed Sousa

Pois o problema é mesmo não perceber nada de electricidade

Como sabes troquei de radiador (por um de cobre) troquei todos os tubos de água as cabeças foram faceadas e levou todas as juntas novas, (tinha o 5º cilindro estalado) e mais uma dúzia de coisas..

Queria ver se conseguia por a ventoinha electrica a disparar aos 95º C visto o jeep mesmo em esforço não passa dos 87ºC

O relé deve receber informação de algum lado para disparar e era isso que eu queria saber, não só para arranjar o relé como para a pôr aa disparar aos 95º C

Se puderes dar-me umas dicas agradecia-te

Abraço

slpinto
Ed.Sousa

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Sab Out 19, 2013 12:42 pm

isso tens de meter uma valvula de 95º na ultima cabeça e ligares a esse rele .talvez tenhas de ir a um electricista para fazer a ligação e tira uma copia do esquema eléctrico para ele se orientar .

Djeeper

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Sab Out 19, 2013 2:22 pm

Posso mandar o esquema eléctrico do carro todo pois tenho isso, eu primeiro levava a um bom electricista para detectar, através de simulação de amperagem os ditos 95° a ver se chega corrente à placa e não só, se também a.placa manda informação para a ventoinha.
O ideal antes de gastar dinheiro a maluca é ver sempre o estado da fiação, basta um mal contacto para estragar tudo. Os WJs não primam por ter um bom isolamento dos fios e nos encaixes ente os fios e os interruptores ou mesmo os "plugs" os fios estão muito expostos.
Lembra-te que esses carros foram feitos inicialmente para os EUA onde o clima é quente e seco na maioria do país enquanto o nosso é húmido e chuvoso, isso acelera a degradação da fiação oxidando o cobre.
Abraços.

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   Seg Out 21, 2013 11:41 am

Obrigado a todos

Amigo Djeeper também tenho o esquema eléctrico todo do wj...mas para mím continua a ser Chines!!

Vou retirar o farol limpar muito bem todos os contactos e se não resultar terá mesmo de ir a um electricista auto...que agora nos dias que correm cada vez são menos os que percebem alguma coisa disto...

Depois digo como correu

Abraços

slpinto
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)   

Ventoinha eléctica do radiador (Ajuda Please)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Mecânica e Homemade (Geral) :: Electricidade & Electrónica-
Ir para: