InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Engate das 4L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mbandeira

MensagemAssunto: Engate das 4L   Sab Dez 01, 2012 4:01 pm

Boa tarde,

Acabei de comprar um Wrangler JK Sport mtx de 2007.

Quando engato as 4L com o Jeep a deslizar abaixo de 5 Km/h parece que arranha e parece ser um pouco bruto. Será isto normal? Deveria engatar suavemente?

Obrigado,

mbandeira
mbernardo

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Sab Dez 01, 2012 10:43 pm

mbandeira escreveu:
Boa tarde,

Acabei de comprar um Wrangler JK Sport mtx de 2007.

Quando engato as 4L com o Jeep a deslizar abaixo de 5 Km/h parece que arranha e parece ser um pouco bruto. Será isto normal? Deveria engatar suavemente?

Obrigado,

mbandeira

Deves engatá-las com o Jeep parado e sem tocar em qualquer pedal. Se tiver alguma dificuldade em entrar anda com o carro ligeiramente para a frente ou para trás. Muita força pode dar origem a partir peças que seguram os cabos.
Experimenta e diz que não é bem melhor assim Smile
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Seg Dez 03, 2012 10:47 am

Pois é, tal como foi dito, as 4Lo devem ser engatadas com o Jeep parado.
Só as 4H se pode, ou deve (pelo menos no caso dos ATX) engatar em andamento, mas com a caixa desengatada (pelo menos no caso dos ATX, uma vez mais).

Boa sorte com a maquina. Wink
mbandeira

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Seg Dez 03, 2012 1:50 pm

Desde já obrigado pelas respostas.

Já tive a oportunidade de experiemntar com o Jeep parado e realmente as 4L engatam sem qualquer "arranhar".

A razão de ter experimentado com o Jeep a deslizar abaixo de 5 Km/h foi porque é o que vem no manual do Jeep. Segundo o manual é aconcelhado a engatar com o Jeep em andamento (abaixo de 5 km/h), mas depois de experiementar os dois metodos realmente é melhor com o Jeep parado. (estranho aconcelharem assim no manual).

Mais uma vez obrigado,

mbandeira
Facelobo

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Seg Dez 03, 2012 7:05 pm

Verás que nem sempre o manual diz o mais correcto e muito menos os concessionários (muitos nem sabem o que é um 4x4)

Eu faço da seguinte maneira para por 4L, paro o carro e tento sem forçar muito engatar, caso não esteja a dar, solto ligeiramente o travão e o simples rodar (muito pouco) já permite a conecção.

Deves comprar as tais peças (terminais de plástico) para ter de reserva. Pois caso se danifiquem é muito fácil as substituir e o seu valor é de cêntimos.

Pessoalmente nunca substitui e nem tenho nenhuma de reserva Laughing

Bons trilhos Twisted Evil

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Seg Dez 03, 2012 11:48 pm

Facelobo escreveu:
Verás que nem sempre o manual diz o mais correcto e muito menos os concessionários (muitos nem sabem o que é um 4x4)

Eu faço da seguinte maneira para por 4L, paro o carro e tento sem forçar muito engatar, caso não esteja a dar, solto ligeiramente o travão e o simples rodar (muito pouco) já permite a conecção.

Deves comprar as tais peças (terminais de plástico) para ter de reserva. Pois caso se danifiquem é muito fácil as substituir e o seu valor é de cêntimos.

Pessoalmente nunca substitui e nem tenho nenhuma de reserva Laughing

Bons trilhos Twisted Evil

Se a memória não me engana o valor da peça são 49centimos. Razz
Já tive que trocar uma e tenho uma suplente guardada no wrangler pelo sim pelo não.
É algo que se troca com alguma facilidade e sempre se evita problemas de maior.
No meu caso a peça partiu e fiquei em 4x2 por isso o mal foi menor, já que estava perto da estrada, mas se tivesse ficado em 4L ia ser penoso o regresso a casa...

O|||||||O Wrangler Sahara CRD - o MacroMachine O|||||||O
Tavares

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qua Jan 30, 2013 8:29 pm

Eu ate ao momento tenho passado das 2H para 4H e para 4L e vice-versa sempre em andamento na casa dos 10 / 15km/h e sem problemas, raramente paro para engatar e não se queixou por enquanto...

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qua Jan 30, 2013 8:59 pm

Tavares escreveu:
Eu ate ao momento tenho passado das 2H para 4H e para 4L e vice-versa sempre em andamento na casa dos 10 / 15km/h e sem problemas, raramente paro para engatar e não se queixou por enquanto...
Não te preocupes porque em breve queixa-se. O mal de muitos carros seria resolvido se quem os tem perdesse algum tempo a ler os manuais ou pelo menos a ter em consideração quem sabe.
Mas as oficinas têm de sobreviver... O meu conselho é que para e de 4L para outra posição, o faças com o Jeep parado sen tocar em qualquer pedal. Se não entrar livremente anda com o carro para a frente ou para trás um pouco que entra logo sem qualquer esforço.

Bons trilhos.
Tavares

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qua Jan 30, 2013 9:16 pm

Ao contrario do que possas pensar eu de facto li o manual, no entanto la diz que podes trocar em andamento e não menciona que as 4L tenha de ser parado. Pelo menos no meu manual. E inclusive diz que posso ligar o bloqueio em andamento também, coisa que sempre pensei que seria errado...

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qua Jan 30, 2013 9:27 pm

uiiii ... deve ser giro de ver entrar 4L a 10km/h ...
Eu li o manual e tenho agido conforme o meu conhecimento e acredito que esteja a fazer o mesmo ... é certo que ambos temos maneiras diferentes de o fazer. Boa sorte ...

O bloqueio ligo sempre com ele parado e/ou pouca rotação ... mesmo

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qua Jan 30, 2013 9:31 pm

Tavares escreveu:
Ao contrario do que possas pensar eu de facto li o manual, no entanto la diz que podes trocar em andamento e não menciona que as 4L tenha de ser parado. Pelo menos no meu manual. E inclusive diz que posso ligar o bloqueio em andamento também, coisa que sempre pensei que seria errado...
No manual fala em comutar para 4L até 3km/h e sem qualquer pedal pressionado, ou seja, se tiveres alguma mudança engrenada estas a andar a mais do que isso ou terás de estar com o pé na embraiagem.
No entanto cada um da o uso que quiser ao carro.
Os bloqueios podem ser ativados em andamento porque são de activação eléctrica, se fossem arb. Ou outros pneumáticos teria de ser com o carro parado. No entanto mais uma vez quanto mais devagar e direitas estiverem as rodas (caso tenhas à frente) melhor.
Tavares

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qui Jan 31, 2013 12:24 am

Sim eu mencionei que troco a 10km/h mas também não referi estar com ele engatado, costumo desengatar e em desaceleração quando ja esta nos 10km/h ou menos ai então passo pra tracção que desejo, e garanto que nunca senti o jeep queixar-se. Posso também dizer que este é o meu 4º jipe e quem me conhece sabe que não sou menino e sei o que faço no mato, tenho mais de 10 anos de TT e não me refiro apenas a passeatas em estradões e ate hoje não fiquei apeado com nenhum dos jipes nem dei cabo de nada, partiu-se apenas uma vez uma cruzeta num samurai que tive mas com ele o que fazia mais era trialadas.

E obviamente deve ter-se atenção como se faz, pois o material não é propriamente barato Rolling Eyes
O ultimo que tive antes do JK foi um jimny, e nesse no manual dizia que podia passar-se para 4H ate uma velocidade de 80km/h apesar de eu nunca ter tentado Razz

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qui Jan 31, 2013 1:13 am

Tavares escreveu:
Sim eu mencionei que troco a 10km/h mas também não referi estar com ele engatado, costumo desengatar e em desaceleração quando ja esta nos 10km/h ou menos ai então passo pra tracção que desejo, e garanto que nunca senti o jeep queixar-se. Posso também dizer que este é o meu 4º jipe e quem me conhece sabe que não sou menino e sei o que faço no mato, tenho mais de 10 anos de TT e não me refiro apenas a passeatas em estradões e ate hoje não fiquei apeado com nenhum dos jipes nem dei cabo de nada, partiu-se apenas uma vez uma cruzeta num samurai que tive mas com ele o que fazia mais era trialadas.

E obviamente deve ter-se atenção como se faz, pois o material não é propriamente barato Rolling Eyes
O ultimo que tive antes do JK foi um jimny, e nesse no manual dizia que podia passar-se para 4H ate uma velocidade de 80km/h apesar de eu nunca ter tentado Razz

Como forum que é este espaço, o interesse é ajudar quem tem questões. Claramente não tens nenhuma.
Não conhecia até hoje quem nunca tivesse ficado apeado mesmo num passeio simples (entendo apeado como atascado). Já fiz muitos, e se não sei quem és, claramente não sabes quem sou eu; mas quem sabe quem sou sabe também como eu pratico o todo terreno e por onde já andei.

Até os mais experientes pilotos atascam, portanto espanta-me que nunca tenhas passado pela experiência.
O nível de TT não se define pela quantidade de carros, anos de todo terreno ou o número de peças partidas. Alias acho que até não há medida para o nível de TT porque quem o faz por paixão, pouco se importa com tudo o que descrevi.
Dizes que no manual do jimny é referido que podes passar para 4H até 80km/h, se realmente leste o do wrangler, está lá escrito o mesmo; o que estamos aqui a discutir é a passagem para 4L (as baixas, curtas, redutoras, ou como lhe queiras chamar) estas sim, engrenam uma relação reduzida na caixa de velocidades, o que pode originar o tal "arranhar" que só não acontece se os carretos das ditas estiverem sincronizados no momento da passagem. Até acredito que alguns o consigam fazer, tal como também se consegue engrenar todas as velocidades sem embraiagem. O que digo é que não é a forma correta de o fazer, até porque vai contra ao descrito no manual.

Mais; quanto mais reduzida for a relação de diferencial, mas difícil é de acertar nesse momento de transição na caixa de transferencias (para 4L), por exemplo é muito mais difícil num rubicon do que num Sahara.

Há ilustrações que mostram como é feito o acoplamento da caixa de velocidades com o engate das "curtas"; dá uma vista de olhos e percebe porque estou a afirmar isto.

É importante ser humilde, ouvir outras opiniões e tirar as próprias conclusões. Mais ainda quanto se está a tirar duvidas a terceiros num local que se pretende de partilha de informação útil e verdadeira.

Tavares

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qui Jan 31, 2013 9:08 am

Estou a ver que estas a levar as coisas como um ataque pessoal sem razão mas tudo bem.
Quando falo em ficar apeado não me refiro a atascar, isso acontece a todos, para mim ficar apeado é derivado a problemas mecânicos.
E o facto de mencionar os anos ou quantos jipes tive foi apenas para dar a entender que claramente prefiro ouvir a experiencia de quem pratica TT frequentemente do que me basear pelo que vem escrito num bocado de papel. E sim pelo menos 2 user´s deste forum me conhecem e podem te dizer que se há pessoas humildes e sem "manias de grandezas" eu claramente estou nesse grupo como muitos outros.

CumprimenTTos

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   Qua Fev 06, 2013 10:00 pm

Já agora aproveito a falarem da caixa de transferência, alguém sabe o modelo das nossas caixas? JK 2.8 CRD Rubicon... será 241-OR?

PS: Vou pesquisar no manual pode ser que tenha!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Engate das 4L   

Engate das 4L
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Forum Tecnico :: Wrangler YJ/TJ/JK-
Ir para: