InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

[ZJ 1998] Montagem de novo rádio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Leitao
Moderador

MensagemAssunto: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 10:05 am

Boas pessoal,

Estou a tentar montar um novo rádio no ZJ, mas está aqui alguma coisa a sair mal.

Antes demais deixem-me vos enquadrar:
Antigamente o ZJ tinha instalado um car PC, pelo que os fios do rádio que vêm originalmente não estavam cravados nas 2 fichas da maneira certa. Tive de os tirar e "cravar" de novo nas fichas. O que resultou nisto:

Depois comprei o adaptador CHRYSLER - Rádios que encaixa nos fios que vêm do carro e transforma-os de uma forma que todos os rádios podem "ler":

Isto depois vai encaixar nos cabos que vêm com o rádio:

O meu problema é que isto parece não estar a funcionar, mas eu liguei os cabos de acordo com os diagramas de rádios dos ZJ de 1998 e as cores batem certas.

O que eu precisava era que alguem soubesse a ordem das cores das fichas originais (cinzenta e preta) dos fios de rádio que vêm nos ZJ de 1998.

Desde já obrigado
Wolfman
Admin

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 10:42 am

Não terá sido a primeira alteração que fizeste que agora não deixa funcionar?
Não vem as fichas que compraste com a configuração inicial que tinhas?
De qualquer forma para ligar um radio universal basta procurares qual os cabos de corrente (directa e chave) saída de colunas (com a correcta polaridade) e saída para antena eléctrica caso tenhas, massa e pouco mais necessitas.

coolmike

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 10:51 am

Quais os sintomas?

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:04 am

Os cabos sempre estiveram lá, nunca foram cortados. Pelo que percebi apenas mudaram a ordem dos fios na ficha para ligarem a outro rádio?? Não sei, é o que dá a entender.

O adaptador que comprei não traz a mesma cor de fios.

A mim parece-me que fiz todas as ligações bem. Mesmo que o +12V constante estivesse trocado com o +12V switched, o rádio funcionaria com a chave na ignição.

Esquecendo por agora as colunas. O que há a ligar é:
-bateria (+12V constante)
-ignição (+12V switched)
-ground
-dimmer-
-iluminação

E a mim parece-me que está tudo bem, dai pensar que seja a ordem dos fios que vem do jipe estar mal.

Os sintomas:
O rádio nao liga, não dá som, não mostra sinais de estar vivo (mas está que eu já o testei)
coolmike

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:12 am

a pergunta pode ser demasiado estúpida mas, já viste se as fichas ficaram cravadas bem, ou seja, que estão cravadas e a fazer contacto?

já experimentaste medir com um multimetro, ou simplesmente testar com uma lampada para perceber se têm corrente?

És de que zona do país? Pode ser que alguém possa dar uma ajuda.

Quando desligaste o car-pc, ele funcionava? Ou já tinhas algum sintoma estranho

PS: Confirma se com as mudanças não queimaste nenhum fusível

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:20 am

coolmike escreveu:
a pergunta pode ser demasiado estúpida mas, já viste se as fichas ficaram cravadas bem, ou seja, que estão cravadas e a fazer contacto?

já experimentaste medir com um multimetro, ou simplesmente testar com uma lampada para perceber se têm corrente?

És de que zona do país? Pode ser que alguém possa dar uma ajuda.

Quando desligaste o car-pc, ele funcionava? Ou já tinhas algum sintoma estranho

PS: Confirma se com as mudanças não queimaste nenhum fusível

Não verifiquei se as fichas estão bem cravadas, apenas presumi que as tinha cravado bem. Mas é um bom ponto de vista, vou dar-lhe uma vistoria.
Antes de desligar, estava tudo a funcionar bem, sem problemas.

Com essa do fuzivel é que me apanhaste. É bem possivel, porque tive de passar cabos com os contactos a descoberto. Tenho de ir ver o fusivel destinado ao rádio, na caixa de fuziveis do jipe
Wolfman
Admin

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:21 am

Verifica se o radio está a fazer massa? (para não existir duvidas liga um fio directamente ao chassi) Testa com uma lâmpada de experiência se chega corrente e onde chega.

coolmike

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:28 am

à conta dos fusiveis, deixo uma pequena história que me aconteceu:

Quando comprei o cherokee, verifiquei que nao tinhas luzes de marcha atrás... raios... é preciso azar...

como "gajo inteligente" que sou, toca de tirar o fusível... faltarem duas luzes, é provável que seja o fusível. tira... espreita... ok... pões... e luzes nada!

Pode ser lampadas... tira uma lampada... ok... tira outra lampada... ok... raios.... começa a ficar difícil!

interruptor da caixa... levanta o carro... deita o olho e... a ficha está desligada! BAH!!! é daqui... liga ficha e... nada Neutral

começa a ficar difícil... fusível não está fundido, lampada não estão fundidas, interruptor trabalha (testado) e agora até estava ligado e luzes de marcha atrás... nem ver!

Quando ia para começar a desmontar os interiores para ver a cablagem... pego no multimetro e meço a lampada... e vem a primeira surpresa... desligado tenho 0V, mas ligado tenho 1.4V! (boa... não dá luz... mas... há vida!)

Vejo as massas... vejo se alguma lampada tem problemas e nada... tiro o fusível para ver quantos volts tem e.... tem 1.8 Neutral estranho... alguém roubou corrente na caixa dos fusíveis... mede outra vez e... 13V Neutral Pera... agora há corrente...

... poe fusível... poe marca-atras e... DÁ LUZ!!! (fantástico, o cherokee tem 2 valentes projectores traseiros e eu nem sabia!!)

Toca de investigar e... surpresa das surpresas, o meu problema não passava de um pouco de zebre no encaixe do fusível Neutral

lição a reter: ver sempre BEM os fusíveis e suas ligações!

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:32 am

leitão, já agora outra questão, tens foto da montagem do carpc? gostava de ver como fica

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 11:41 am

coolmike escreveu:
leitão, já agora outra questão, tens foto da montagem do carpc? gostava de ver como fica

Devo ter por aqui algures uma. Logo à noite já procuro.
Era um ecrã de 7" que estava no sitio do rádio + saufagem central (foi tapada com 2 chapas de plastico) e o computador estava na consola central.

Leitao
Moderador

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 2:41 pm

Agora na hora de almoço tive a ver o que se podia passar.
Vi os fusiveis e estavam todos bem.

Entretanto descobri o problema.
Existem 2 fios de energia: +12V constante (bateria) e +12V alternado (ignição)
O fio da bateria não estava a passar corrente. Então chantei nos cabos do rádio o fio da bateria com o fio da ignição e já funciona, desde que ignição esteja ligada.

Problemas que isto trás:
- Sem chave na ignição não há rádio para ninguem.
- O rádio não tem memória e perde todas as definições que lhe meter.

Ao menos já funciona. Tenho de ver o trabalho que é passar um novo cabo da bateria e ver se vale a pena
coolmike

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   Qui Jan 03, 2013 3:16 pm

mais importante do que passar outro fio, seria entender o que se passa com esse. O ideal é medir corrente no fusível, depois do fusível e depois no cabo. se não chegar do fusível ao cabo, segue-o, a volta nao é grande;)

MensagemAssunto: Re: [ZJ 1998] Montagem de novo rádio   

[ZJ 1998] Montagem de novo rádio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Mecânica e Homemade (Geral) :: Electricidade & Electrónica-
Ir para: