JCDiver
Mensagens : 1 Data de inscrição : 19/03/2016
 | Assunto: Saudações a todos de JCDiver e do Cherokee XJ 2.5TD (2001) 60 Years Commemorative Edition Sab Mar 19, 2016 9:16 pm | |
| Olá a todos os membros de jeepzone.pt. Escrevo-vos a partir de Espanha, país da minha mulher e onde vivo desde 2009.
Espero podermos compartir aqui as nossas experiencias e pontos de vista sobre o "mundo jeep". Enfim, sobre o verdadeiro, o anterior às consequências da compra do Grupo GM pelo grupo Fiat. Saliento isto já que os novos modelos de "Jeep" são Fiats mascarados"
Uma coisa é que se usem motores diesel da Renault o de VM Motori (o que é natural pois os americanos não têm história com motores diesel (mas sim são brilhantes com os motores a gasolina) e outra é que ponham um FIAT 500 com uma carroçaría (e somente) "Jeep". Isso sim, quase duplicando o preço.
Alguma vez terei que pedir a V. ajuda pois em Aragón ha muito poucos destes veículos e não há oficinas especializadas na marca. Nem os concessionários, apesar de se fazerem pagar a preços absolutamente obscenos. E logo fazerem trabalhos que são uma vergonha. Vou a poupar-vos os detalhes, mas certo é que só debaixo de ameaça (alguma vez cumprida) de escrever para USA e publicar em inglês, português, francês e espanhol para ver os problemas resolvidos.
E em seguida buscar por outro "taller" de preferencia da rede Bosch Car Service ou de ExpoTaller.
Entre "especialistas" e todos os demais posso-vos adiantar (sem massacrar com os detalhes) que fui ROUBADO em mais de 10.000€ por trabalhos de rutina que em PT não teríam chegado nem a 30% desse valor.
Deixo este aviso porque se vêm com um Jeep a Espanha MUITO CUIDADO em que mãos o põem. Especial atenção a um Taller que se anuncia como o Melhor Especialista em Espanha em 4X4 com oficina (Taller, pois "oficina"em Castelhano significa escritório administrativo) em Zaragoza. Trata-se de AUTO-TERRENO SPORT, propriedade de Javier Pellicena.
Después de diversas "reparaciones" a posteriori constatadas que foram trabalhos "chapuceros" a última situação foi a última gota. Passo a explicar:
Mudança de Rotina de todos os fluídos do Jeep.
Óleo do motor: toda a sua vida usou BP VISCO 7000. Até que, depois um erro num taller de Expotaller (mas que aceitei como um "erro honesto" e trabalhámos juntos para o resolver), passei para o BP VISCO 5000. seguiu sendo um óleo 100% sintético e Premium que usei em outros carros que tive. Motivo: num motor j´+a algo cansado mas em muito bom estado poupar uns bons euros por litro. Pois descobri por sorte (que foi a de entrar no taller quando o estava a pôr) que o Señor Pellicena havía por sua decisão e sem me consultar usar um óleo de uma "nova marca" (Que não passa de uma marca branca que compra por grosso de tudo (desde óleos a pneus) de uma Central de Compras Espanhola. "Marca AD" (http://www.adparts.com/es) Ref: MDXs Mega Plus. Uma M... semi-sintética e no final mais cara por litro que o Premium BP VISCO 5000.
Óleo da Caixa de Transferência: Como o señor Pellicena sabe TANTO de Jeep nem se deu ao trabalho de ler as fotocópias que lhe tinha enviado antes do Manual de manutenção. Neste caso tive a sorte de me chamar de imediato atenção a referência do óleo usado. No dito manual deixa claro que se TEM que usar DEXROM III ou superior. Pois na factura constava DEXROM II. A "pequena" diferença é que o correcto já é sintético enquanto que o usado ainda é mineral.
Com base nestes 2 "exemplos" já nem questionei o que tería usado na Caixa de Velocidades e nos Diferenciais (sendo que no traseiro tem tb um aditivo).
Levei o Jeep directamente ao taller que se encarga de tudo o que tem a ver com o motor "VM MOTORI", mais especificamente "425CX2 VM DD85C10000 - 85C13943". Trata-se de MAINAR DIESEL, taller muito antigo em Zaragoza especializado em tudo o que são precisamente Motores Diesel e os seus respectivos "periféricos" desde os turbo-compressores, passando pelas bombas de injecção, etc. Grandes profissionais e sérios, os donos Pedro e José Luís (com uma equipa de 6 a 8 mecânicos e toda a maquinaría para recondicionar/limpar/taladrar) tiveram a gentileza de aceitar fazer a mudança de todos os fluídos algo já fora da sua actividade. Favor porque estão sempre de carros até à porta e isto que trabalham bem.
Evitei problemas potencialmente muito graves mas saiu caro. Depois de ter pagado 345,00€ a AUTOTERRENO SPORT, voltei a pagar em MAINAR DIESEL (mas com o óleo BP e com ATF 4) outros 364,00€!
E como a Legislação espanhola permite a qualquer negócio aderir ou não a "Consumo" (http://www.aragon.es/Temas/Consumo/Subtemas/ComoReclamar/ci.04_Arbitraje_de_consumo.detalleTema) ao contrario de Portugalnta, além de que há uma distinta em cada "uma das 17 espanhas" pois pode não aceitar a ARBITRAGEM e a partir de aí só mesmo em Tribunal e com todos os custos inerentes (advogado incluído). Nem o comum LIVRO DE RECLAMAÇÕES é obrigatório. E se o têm e reclama por escrito é ao Consumidor/Cliente que corresponde enviar uma cópia ou ir pessoalmente a Consumo!!! Isto não é um país é uma selva e um "salve-se quem puder" que "mientras robo lo que puedo" em conformidade com as leis que não existem.
Assim que a mensagem que vos deixo é: 1. Cuidado com talleres "especializados" em Zaragoza e em Aragón em geral. 2. AUTO TERRENO SPORT [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e o senhor Javier Pellicena NÃO. A evitar a qq custo!!! 3. AGREDA AUTOMÓVIL concessionário Jeep/Dodge/Chrysler NÃO. Não entendem da mecânica mais simples e básica de um veículo americano e pagam-se se forma obscena. 3. DIESEL MAINAR [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] SIM. É de total confiança. SE aceitam o trabalho, pois só trabalham com a mecânica de motores e nada mais.
MUITO CUIDADO COM AS MUITAS WEBS ESPANHOLAS DE RECAMBIOS. Funcionam mal. Vendem como em catálogo o que não têm em stock. E muitas estão mascaradas e são alemãs. Se têm que devolver uma peça podem imaginar os portes. Além de que se acolhem à Legislação Alemã que não há espanhola!
Depois de diversas más experiências só encomendo peças à Portuguesa: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. Além do excelente catálogo, uma web muti o"user friendly" de bom preço, são sérios e sempre disponíveis para ajudar.
Boa experiencia também tenho de VENAIR [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ou esta oura web [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Excelentes tubos de SILICONE (trabalham com a industria de aviação), perfeitamente fiáveis e a um preço que devería envergonhar o que pedem os Concessionários Jeep. Como é frequente as empresas catalãs (neste caso a filial de VENAIR em Espanha) funcionam bem e posso tratar com eles em inglês.
Fico ao V/ dispor relativamente a qualquer coisa que necessitem de Espanha sobre JEEP.
Melhores Cumprimentos, JCDiver
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Wolfman Admin

Mensagens : 845 Data de inscrição : 28/11/2012 Localização : Povoa Santa Iria
 | Assunto: Re: Saudações a todos de JCDiver e do Cherokee XJ 2.5TD (2001) 60 Years Commemorative Edition Dom Mar 20, 2016 12:33 pm | |
| Muito bem vindo companheiro e acredito que a tua participação também seja uma mais valia aqui para o Forum.  _________________ CumprimenTTos  |
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Grizzly Rubicon

Mensagens : 465 Data de inscrição : 24/12/2012 Idade : 45 Localização : Pico Açores
 | Assunto: Re: Saudações a todos de JCDiver e do Cherokee XJ 2.5TD (2001) 60 Years Commemorative Edition Sab Mar 26, 2016 11:36 am | |
| Bem vindo ao fórum, Have Fun Play Mud ! |
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 | Assunto: Re: Saudações a todos de JCDiver e do Cherokee XJ 2.5TD (2001) 60 Years Commemorative Edition  | |
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